domingo, 27 de março de 2011

ESQUETE 3 - A LANCHONETE DO JACÓ

(Rapaz vai se declarar para a menina. Entram na lanchonete com a tabuleta escrito “Lanchonete do Jacó” e um quadro com os sanduíches e seus respectivos preços. Sentam-se à mesa.)

MENINA (Olhando ao entorno) – Vamos ficar aqui?
RAPAZ – Desculpa, eu sei que você merece um lugar melhor, mas você sabe que comecei a trabalhar há pouco tempo e a grana ainda tá curta. Você entende, não é?

MENINA – Tudo bem, só falei por falar.

RAPAZ – Mas estou disposto a pedir o melhor que a casa oferecer.

MENINA (Derretida) – Ah, obrigada!

RAPAZ - Vou fazer o pedido. Ô Jacó! (Jacó entra.)

JACÓ – Pronto.

RAPAZ – O que você tem de melhor na casa?

JACÓ – Eu tenho um X-Tudo especial.

RAPAZ – Está bom pra você querida?

MENINA – Por mim está ótimo. Traz uma Coca-cola pra eu beber.

RAPAZ – Então traga duas Cocas e dois X-Tudos especiais.

JACÓ – É pra já. (Sai)

MENINA (Derretida) – Mas o que você queria mesmo falar comigo?

RAPAZ – Bem, é que há muito tempo... (Jacó entra)

JACÓ – Com licença, desculpem é que não vai ser possível fazer o X-Tudo porque acabou a batata-palha. E X-Tudo especial leva batata-palha. E a Coca-cola também acabou.

RAPAZ – Tudo bem, então traga um X-Eggburguer e dois guaranás. Está bom pra você querida?

MENINA – Claro, está ótimo.

JACÓ – É pra já! (Sai)

RAPAZ – Bem, continuando: é que há muito tempo eu venho te... (Jacó entra em cena.)

JACÓ – Com licença. Desculpa interromper novamente, é porque não tem ovo e não vai ser possível fazer o X-Eggburguer. (pausa) Ah, e o Guaraná acabou.

RAPAZ – Não tem problema. Me traz então dois X-Bacons. Ah e duas Fantas. Está bom pra você querida?

MENINA (Impaciente) – Está ótimo.

JACÓ – É pra já. (sai)

MENINA (Irritada) – O que você tem pra me falar?

RAPAZ – Bem, é que há muito tempo eu venho te observando e... (Jacó entra.)

JACÓ – Com licença.

RAPAZ- O que foi agora Jacó?

JACÓ – Sabe o que é? É porque não vai ser possível fazer o X-Bacon.

RAPAZ E MENINA – Por quê?

JACÓ (Sem jeito) – Porque o Bacon acabou. Ah e a fanta também está em falta.

RAPAZ (Irritado) – Então me traz dois X-burguers. E duas sodas.

JACÓ – É pra já. (sai)

MENINA (Irritada) – Fala logo o que você tem pra falar!

RAPAZ – Bem, é há muito tempo que eu venho te observando e percebi que você... (Jacó entra)

JACÓ – Com licença.

RAPAZ – O que foi agora Jacó?

JACÓ – É que não vai ser possível fazer o X-Burguer.

MENINA – Já sei, não tem queijo.

JACÓ (Sem graça) – Pois é.

RAPAZ – Então faz o seguinte. Traz dois hamburguers simples e os refrigerantes que você tiver.

JACÓ – Esse é o problema.

MENINA – Ué, por quê?

JACÓ – Por que não tenho pão de hamburguer, nem carne etc. Ah e estou sem refrigerante nenhum.

RAPAZ (Irritado) – Então me diga o que você tem.

JACÓ – Pra comer só cachorro quente.

MENINA – Então me traz um cachorro quente com lingüiça.

JACÓ – Somente que não tem lingüiça. Cachorro quente só de salsicha de frango.

MENINA (Torcendo o nariz) – Salsicha de frango?

RAPAZ – Tudo bem, e pra beber?

JACÓ – Só tenho morango ao leite.

RAPAZ – Pode ser, traz dois cachorros quentes e dois morangos ao leite.

JACÓ – É pra já. (sai. A menina está visivelmente irritada.)

RAPAZ – Como eu estava dizendo, há muito tempo eu venho te observando e percebi que você é a mulher da minha...

JACÓ – Com licença. Desculpe incomodar, é que...

RAPAZ E MENINA – O que é que não tem agora Jacó?

JACÓ (Sem jeito) – É que não tem leite. Com licença (Sai)

MENINA (levantando-se) – Pra mim chega, vê se escolhe um lugar melhor pra levar as meninas. (sai)

RAPAZ – Querida, espera um instante, volta aqui! (Jacó entra)

JACÓ – Com licença.

RAPAZ – Está vendo o que você fez Jacó. Aqui é uma espelunca, não tem nada!

JACÓ – É isso que eu queria te dizer. Acabei de encontrar tudo o que eu achava que não tinha. Estava no fundo do freezer. O que você vai querer?

RAPAZ – Desgraçado! Você vai ver só o que eu vou fazer! (Derruba a mesa, as cadeiras e a tabuleta)

(Jorge Eduardo Magalhães)

Nenhum comentário: