terça-feira, 23 de setembro de 2008

SINOPSES DE OBRAS NÃO-PUBLICADAS

ATENÇÃO EDITORES:ESTOU DIVULGANDO EM MEU BLOG O RESUMO DE MINHAS OBRAS AINDA NÃO PUBLICADAS. CASO SE INTERESSEM, ENTREM EM CONTATO PELOS E-MAILS JEMAGALHAES@YAHOO.COM.BR OU J.EDU.MAGALHAES@HOTMAIL.COM. COM CERTEZA MEUS LIVROS SÃO AGRADÁVEIS DE SER LER E POR ISSO SÃO COMERCIAIS.

SINOPSE: O RETRATO DE PERPÉTUA
CATEGORIA: ROMANCE

O romance mistura prosa, poesia e teatro. W. é um Poeta que vive de vender sues livros nos bares do centro do Rio, tem uma fixação por uma repórter de TV a quem chama de P.H. W. Suspeita de que foi contaminado por uma garota de programas com quem teve um caso, devido às constantes febres noturnas, mas mesmo assim, segue sua rotina vendendo seus livros e escrevendo sonetos para P.H, sua amada. Sua vida começa a mudar quando compra num sebo um livro de um poeta chamado Ribeiro Gomes cujos seus poemas são dedicados à Perpétua, sua musa inspiradora. W. fica impressionado, quando vê a gravura de Perpétua na contracapa do antigo livro e percebe que ela é igual a P.H. Começa então um misto entre delírio e realidade, loucura e lucidez.

SINOPSE: HETERONÍMIA MALDITA
CATEGORIA: ROMANCE
Escrito em forma de trabalho acadêmico, o romance Heteronímia maldita aborda a relação do narrador-personagem com seus heterônimos Humberto e Isadora, seu sonho de entrar para a vida acadêmica através de sua tese sobre Fernando Pessoa e seu gradativo processo de destruição. É dividido em 5 partes: "Introdução", "A heteronímia", "O projeto", "Personificação e desgraça"e "Epílogo".
Na "Introdução", o narrador-personagem diz a que se propõe falar.
Na segunda parte, “A heteronímia”, o narrador fala sobre sua solitária infância onde se dedicava em tempo integral à leitura e a escrever seus primeiros versos tendo apenas Humberto e Isadora como amigos, amizades, que desde o princípio, nunca foram compreendidas por seus familiares, nem vizinhos, nem colegas de escola, sempre lhe vendo como uma pessoa insana, com problemas mentais até a sua passagem pela faculdade, docência e os fracassos de seu casamento, carreira literária, acadêmica e o meu conseqüente isolamento do mundo.
Em “O projeto”, destaca a sua tentativa de ingressar na vida acadêmica, onde, por admirar as pessoas utópicas e por ser apaixonado pela obra de Pessoa, tem a pretensão de ingressar no Mestrado em Literatura Portuguesa com o projeto de dissertação intitulado A utopia na obra de Fernando Pessoa como onde faz uma abordagem sobre alguns aspectos utópicos na obra de Fernando Pessoa, enfatizando os seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, bem como a sua poesia ortônima, dando enfoque à Mensagem.
Em “Personificação e desgraça”, descreve os problemas mais graves que a sua heteronímia, lhe causa sendo até acusado de estupro.
O "Epílogo", põe em cheque os limites entre realidade e devaneio.

SINOPSE: APRISIONANDO VERA FELDMANN
CATEGORIA: ROMANCE

Narrado em primeira pessoa, com uma dose de humor negro, o narrador-personagem, que tem uma fixação por uma atriz, fala de suas frustrações e os desprezos que sofreu na vida de sua mãe e dos colegas de escola. A sua fixação pela atriz Vera feldmann o faz imaginar que existe uma conspiração para destruir sua carreira, por isso a rapata e a aprisiona em seu apartamento.

SINOPSE: VAGANDO NA NOITE PERDIDA
CATEGORIA: ROMANCE

O romance Vagando na noite perdida é todo narrado em primeira pessoa e oscila entre o tempo presente e o flash-back fazendo uma abordagem do psicológico, onde faz um confronto entre o real e o imaginário, a alucinação e a realidade.
Após matar Gisele, um travesti adolescente com quem mantém um romance doentio, no quarto da hospedagem onde vive, o narrador-personagem sai vagando na madrugada pelas ruas do centro do Rio.
Em sua trajetória sem rumo vai se deparando com os tipos mais sórdidos e bizarros da madrugada carioca ao mesmo tempo que vai fazendo um balanço de toda a sua vida e de tudo o que deixou para trás como a carreira, a família e o emprego por causa do vício e da indolência.
No desenrolar do romance, durante o tempo presente, o protagonista vai caminhando pelos becos escuros, recorda toda a sua vida numa família de classe média, desde a sua adolescência, quando escondiam segredos de família; sua formatura, se forma e vai trabalhar numa área que não suporta; casamento, não se acostuma com a vida a dois até largar tudo e se envolver com os vícios do jogo, drogas e bebida.
No ponto em que perde tudo e vai morar numa hospedagem barata nas proximidades da Lapa descreve a sua vida de crimes, vícios e sua conturbada relação com Gisele por quem tem uma paixão doentia.
No final, já frustrado, sem perspectiva e com total desinteresse pela vida, entrega-se à polícia.

SINOPE: QUEM ME VIU MATAR A TITIA?
CATEGORIA: CONTOS

O livro de contos Quem me viu matar a titia? Possui três estórias, onde três narradores, que supostamente estão numa prisão ou num manicômio judiciário, relatam suas trajetórias de loucura e assassinato.
No primeiro conto “A boneca”, um jovem drogado se impressiona com o olhar macabro de uma boneca vestida de cigana que fica na porta de uma casa onde funciona um centro espírita e se faz consultas de tarô e búzios. Por coincidência ou não, começa a namorar uma menina que vive com a tia e tem mania de jogar tarô e que cuja sala de sua casa há um quadro com um retrato idêntico ao da boneca que viu no centro espírita. Sente-se zonzo ao olhar para o quadro.
No seu delírio começa a achar que todos estão envolvidos num complô contra ele, principalmente ao ver a imagem horrenda da tia de sua namorada que tem um estranho desenho em seu rosto.
Começa a achar que sua namorada é prisioneira de um bizarro jogo de bruxaria e resolve salvá-la matando sua tia.
Só no final é que ele descobre que o desenho no rosto da senhora é a marca do lugar para se aplicar a radioterapia num tratamento de câncer.
No conto “Quem me viu matar a titia?”, um rapaz fica órfão e é adotado por sua tia viúva e sem filhos. A tia lhe trata como se fosse seu filho e planeja para ele um futuro brilhante, porém, não tem o mesmo sentimento pela tia nem pelos estudos e começa a se envolver com droga. À medida que vai se viciando começa a ficar cada vez mais agressivo, e na ânsia de conseguir dinheiro mata a tia e enterra o corpo no quintal.
A partir daí começa a receber vários telefonemas ameaçadores de alguém dizendo que sabe o que ele fez. Desconfiando de um colega de vício, o atrai até a sua casa matando-o a sangue frio.
O conto “Bom-bom e Mau-mau”, dois policiais, um mediante tortura psicológica, outro mediante uma conversa amigável, fazem com que um jovem psicótico confesse os detalhes de estupro e assassinato de uma criança.
Na Quarta parte “Epílogo”, cada um dos narradores fazem uma análise sobre seus comportamentos.


SINOPSE: O NOME TATUADO
CATEGORIA: ROMANCE

O romance O nome tatuado retrata o dia a dia do enfermeiro Afonsinho, um homossexual que vai em busca de si mesmo através das mais sórdidas e bizarras perversões sexuais.
Afonsinho vive num pequeno apartamento no centro do Rio e vive em busca de saciar seu desejo nos banheiros da Central do Brasil e por todo o centro da cidade.
Com várias cenas de flash-back, voltamos também às constantes humilhações que passa durante sua infância e adolescência e seu envolvimento com Edílson, que nutre por Afonsinho um misto de ódio, tara e desejo, submetendo-lhe a todos os seus caprichos sexuais.
Durante uma de suas andanças pela Central do Brasil, vê um nome masculino tatuado no braço de uma prostituta e fica impressionado com aquele nome. Quem seria o dono daquele nome? Por que a prostituta tatuou no braço? São dilemas que vão mudar a sua vida para sempre.
O livro tem características realista-naturalista e tem como cenários lugares sujos e mal freqüentados do Centro do Rio de Janeiro.

SINOPSE: O MANTO NEGRO NA ESCURIDÃO
CATEGORIA: CONTOS

O livro de contos O manto negro na escuridão apresenta cinco contos macabros onde a fantasia e a realidade se confundem.
O conto-título “O manto negro na escuridão” relata a trajetória de Sandro, rapaz do interior que, a pretexto de estudar na capital, dedica suas noites a rituais macabros e às mais sórdidas orgias chegando inclusive a cometer um assassinato e a dedicar o cadáver como oferenda em troca de conquistar a pessoa amada.
Em “A iniciação”, neófito de uma misteriosa ordem secreta tem como missão no ritual de iniciação colocar fogo em um mendigo.
No conto “Interno 473”, um homem acorda num manicômio já vestido com um uniforme com o número quatrocentos e setenta e três. Neste misterioso lugar ninguém tem nome, pois todos são tratados pelos respectivos números. Ele não sabe como nem por que foi parar lá e tenta a todo custo fugir e luta para não enlouquecer de verdade.
Em “O grotto do Reverendo Schüller”, uma adolescente que está presa num cubículo fétido por membros da seita satânica da qual faz parte, relata como e o motivo pelo qual entrou para a seita e o porquê deles a aprisionarem em um cubículo da casa onde a seita funciona.
O último conto, “Psivampirismo” narra o processo de enlouquecimento de Gertrand, um psivampiro que suga a energia das pessoas e que, aos poucos sua necessidade de energia vital vai se tornando tão grande que começa a sugar o sangue das pessoas.

Nenhum comentário: