domingo, 26 de outubro de 2014

RACISMO ÀS AVESSAS


          Bloqueei um contato da rede, não por ter raiva da pessoa, mas pelo seu discurso. Muitas pessoas que enchem a boca para dizerem que são revolucionárias e de esquerda (aliás, um modismo dos últimos tempos), escrevem com veemência discursos contra o ódio, contra o preconceito. É comum nas redes sociais as pessoas postarem comentários contra o racismo, homofobia, entre outras discriminações.
         Qualquer pessoa consciente sabe que o ódio e a segregação são coi...sas, mas existe um certo radicalismo, como por exemplo, se você diz que é contra as cotas raciais, você é taxado de racista, se faz uma piada de gay (Costinha, se fosse vivo, hoje seria massacrado).
Existem pessoas, como eu, que são contra cotas, inclusive negros, que acham um retrocesso, pois a cor da pele não influi na inteligência e se o problema é a pobreza e o déficit na educação, vamos cobrar que o governo invista em melhor distribuição de renda gerando empregos, em vez de ficar dando esmolas como Bolsa Família, vamos cobrar que o governo invista em uma educação de qualidade para todos, em vez de dar cotas raciais e sociais. Tento explicar isso quando me xingam de coxinha, fascista, reacionário, mas essas pessoas vêm logo com um discurso pronto de que o sistema de cota é uma dívida histórica por séculos de escravidão, aliás, um discurso bem clichê. Quanta falta de originalidade!
          Mas voltando ao assunto do bloqueio de certa pessoa, foi devido ao fato dela dizer que quando o negro odeia o branco não é racismo, é reação, pois o branco escravizou o negro. Ora! Racismo é racismo, não interessando de qual lado parte a discriminação.
        Não sei qual o objetivo dessas pessoas, se é gerar o ódio de negros contra brancos, ricos contra pobres, gays contra héteros e o porquê de fazer isso. Só digo o seguinte, se um dia tiver certeza de que todos os negros me odeiam serei, muito tristemente, a me afastar deles, inclusive não deixando mais meus filhos brincar com seus filhos, pois qualquer coisa que fizerem contra nós, não tem problema, não é preconceito, é reação, é uma revanche histórica.


              (Jorge Eduardo Magalhães)

Nenhum comentário: