segunda-feira, 21 de junho de 2010

CRÍTICO LITERÁRIO DA FOLHA CARIOCA FAZ RESENHA SOBRE MEU ROMANCE "VAGANDO NA NOITE PERDIDA"

Haron Gamal


O crítico literário e colunista do caderno "Ideias" do JB, Portal Literal e Folha Carioca fez uma resenha sobre o meu romance Vagando na noite perdida para a revista Folha Carioca que sairá no próximo número. Confiram:

Escritor carioca recria um Rio de personagens noturnos

 

    O atual momento da literatura brasileira é muito positivo, tanto para a poesia como para a prosa de ficção. As diversas tendências convivem harmoniosamente e, mesmo que exista a eterna reclamação de que o brasileiro lê pouco, nossos autores são editados, os novos acabam tendo também sua chance no mercado editorial. Na poesia, despontam Eucanaã Ferraz, Adriano Espínola e Carlito Azevedo, entre outros; na ficção, há uma interminável lista de bons escritores, como Daniel Galera, Bernardo Carvalho, Milton Hatoum, Cristovão Tezza, Adriana Lisboa e tantos outros muitas vezes imerecidamente esquecidos pelo crítico que tenta guardá-los de memória. Devido ao alto nível da atual literatura brasileira, tornam-se cada vez mais exigente a originalidade, a proposta e a criatividade lingüística daqueles que enveredam por esse caminho temerário.
  Jorge Eduardo Magalhães não se intimida diante de pares extremamente requintados. No seu mais novo romance, Vagando na noite perdida, ele assume o desejo de fazer uma literatura rodriguiana, já que também é autor de várias peças teatrais, como Tia Plácida e os Caras de Palco. Num clima noturno, onde se mostram influências de Noites na Taverna e Macário, de Álvares de Azevedo, seus personagens transitam por um Rio de Janeiro que aponta a vitória de poucos e a decadência e a marginalidade de tantos outros. Não que não sobressaia nas entrelinhas um Rio de Janeiro solar, onde paira também uma espécie de prazer e sortilégio. Seus personagens, no entanto, não têm a satisfação de experimentar este sabor; são malandros, exploradores de menores, prostitutas, pederastas, travestis e até mesmo assaltantes à mão armada.
  Narrando em primeira pessoa, o protagonista percorre as ruas da Lapa, da Glória e do Centro, numa noite fechada em que não há nenhuma concessão à Lapa glamorosa que conhecemos nos dias de hoje. Durante a caminhada, que dura por toda a madrugada, ele faz um balanço de toda a sua vida, ressaltando sempre a origem burguesa, o fato de ter jogado fora todos os prognósticos de se tornar um homem de sucesso, para depois nos narrar o mergulho na decadência, o melancólico fim do seu casamento, o abandono ao filho e a afinidade crescente com o álcool e com a marginalidade.
  A narrativa, embora curta, é bem estruturada, permitindo que se possa entender com clareza a rememoração proustiana do protagonista. São citadas passagens de vários autores clássicos, como o já mencionado Álvares de Azevedo, Byron, Dostoievski, Nelson Rodrigues etc., o que demonstra a boa articulação da narrativa com a obra desses escritores.
  O narrador sempre se vê às voltas com uma mulher misteriosa, acabando por segui-la e nos narrar a peripécia quando a narrativa já está próxima do final. Além da surpresa em relação à misteriosa Gisele, prostrada numa cama de hospedaria barata – onde mora o narrador – durante todo o passeio do personagem, fica impressão de que o relato poderia ser apenas um delírio, desses que só a ambientação numa noite contraditória como a do Rio é capaz de proporcionar.
  Walter Benjamin, em Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo, atesta a cidade e o homem urbano como objetos estéticos na obra do poeta francês. O flanar baudeleriano soube elevar a nível poético também o ser humano decaído, como a mendiga, o bêbado e mesmo o assassino; a poesia se apresentava como uma espécie de religião, ou salvação, para toda uma fauna urbana que antes não possuía encanto e, nas artes, nem existia. Em tempos pós-utópicos, o ser humano, restolho de uma sociedade altamente tecnocêntrica, se vê abandonado por qualquer espécie de divindade. Nem mesmo a arte seria capaz de salvá-lo. É a impressão que fica após a leitura de Vagando na noite perdida.
  A única ressalva que se pode fazer em relação ao livro é a respeito de certo descuido no nível de linguagem. Magalhães constrói um personagem que possui curso superior, formou-se em universidade pública, tem um bom nível de leitura, mas comete algumas escorregadelas ao nos contar sua história. Apesar de ele viver num ambiente degradado, não significa que a linguagem necessariamente deva ser negligenciada.
  O autor está no segundo romance. Antes, apresentou o também interessante Coração Venal. As vicissitudes da escrita não estragam, no entanto, o prazer que o livro proporciona, tendo Magalhães plenas condições de nos apresentar futuramente uma obra que poderá consagrá-lo no universo da ficção.

Haron Gamal (Professor e doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ)




Vagando na noite perdida

Editora Multifoco

72 páginas

Um comentário:

Elisabeth disse...

0,
A noite em minha opinião é sinistra, cheia de mistérios.Tudo de ruim acontece à noite, e êsse livro retrata a degradação que existe nesses ambientes na calada da noite.É arrepiante e dá para ver com clareza a degradação do ser humano, quando perde a esperança. Parabéns ao autor que é meu filho, a quem amo muito,e sou sua fã incondicional.