Neste ano de 2008 tive a ousadia de me candidatar à vaga da cadeira 23 que foi ocupada por Zélia Gattai. Um dia chego lá. Leiam a matéria da Folha On Line:
18/08/2008 - 20h09
Cadeira deixada por Zélia Gattai na ABL tem 19 candidatos
Publicidade da Folha Online
A cadeira fundada por Machado de Assis, da qual a escritora Zélia Gattai foi a última ocupante, tem 19 candidatos para sua sucessão. O nome do escolhido deve ser anunciado na próxima quinta-feira (21), informou nesta segunda-feira a Academia Brasileira de Letras.
Fundação Casa de Jorge Amado
19 nomes disputam a cadeira ocupada pela escritora Zélia Gattai
Os candidatos são Luiz Paulo Horta, Antônio Torres, Nelson Valente, Marcelo Henrique, Isabel Lustosa, Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça, Marco Aurélio Lomonaco Pereira, Ziraldo Alves Pinto, Blasco Peres Rego, Paulo Hirano, Valter Escravoni Alberto, Fábio Lucas, Embla Rhodes, José Paulo da Silva Ferreira, Octavio de Melo Alvarenga, João Carlos Zeferino, Palmerinda Vidal Donato, Felisbelo da Silva e Marylena Barreiros Salazar.
O candidato que primeiro obtiver 20 votos em qualquer dos quatro escrutínios previstos será eleito.
A sessão secreta para a escolha da cadeira 23 na ABL começa às 16h.
Gattai morreu em 17 de maio deste ano em Salvador e foi a sexta ocupante da cadeira. A eleição da escritora ocorreu em 7 de dezembro de 2001 e ela sucedeu o marido, Jorge Amado.
Gattai foi recebida na ABL em 21 de maio de 2002 pelo acadêmico Eduardo Portella. A escritora nasceu em São Paulo em 2 de julho de 1916.
A cadeira 23 também foi ocupada por Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira, Jorge Amado e Zélia Gattai Amado.
Leia mais
Especial
Leia o que já foi publicado sobre ABL
PUBLIEDITORIALLIVRARIA DA FOLHA
Série "Folha Explica" decifra os principais autores da literatura brasileira
Um comentário:
Olá Jorge,
Seu blog está muito legal. Parabéns!!!
Abçs,
Iacy
Postar um comentário